Editora: Companhia das Letras
416 páginas em Português.
ISBN: 8535914846
Sinopse: Winston, herói de '1984', último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'
O que achei deste livro: Creio que se eu houvesse lido em outro momento de minha vida não faria tão sentido como fez hoje para mim, lendo com 44 anos. Hoje consigo ver muitas tentativas, inclusive no Brasil, de se instituir um Big Brother.
Vejo que esta "mania" de nossos governantes de invadirem assuntos pessoais dão um pouco da idéia de controle que muitos ainda querem.
RELIDO EM JUNHO DE 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário